Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

INSOUCIANCE – Exposição de Vincent Rosenblatt

14 abril - 6 agosto

A galeria da Aliança Francesa de Botafogo recebe a exposição “Insouciance: Juventudes Transatlânticas”, do fotógrafo Vincent Rosenblatt, entre os dias 14 de abril e 06 de agosto. A abertura será realizada no dia 14/04, a partir de 18h30, com a presença do fotógrafo.
Fotografias de Vincent Rosenblatt
1997 – 2021
Entre a França e o Brasil, Vincent Rosenblatt – residente há 20 anos no Rio de Janeiro, expõe na galeria da Aliança Francesa o seu olhar sobre a juventude dos dois países e um pouco de sua trajetória fotográfica. Em 1998 e depois em 2015, ele se beneficiou de duas residências de criação no CACP (Centre d’Art et de Création Photographique) da cidade de Niort, cidade de 60.000 habitantes no oeste da França. A segunda foi uma encomenda da prefeitura, da região e do Ministério da Cultura francês. O trabalho realizado com um intervalo de 17 anos é condensado sob o título “Wesh – La Brèche”. Wesh – uma palavra do árabe argelino que se tornou uma gíria francesa – é uma espécie de “Olá, tudo bem?”. Já La Brèche é a encruzilhada e a praça central de Niort, onde jovens de origens multiculturais se encontram, saem (excluir), paqueram ou ficam entediados enquanto esperam o ônibus.
A exposição inclui outras séries e experimentos, com destaque para uma série de retratos de cariocas nas cachoeiras da mata urbana do Rio de Janeiro, produzidos entre 2000 e 2002, durante as primeiras estadias do fotógrafo no Rio. Um trecho do seu trabalho de longo prazo “Rio Baile Funk” (iniciado em 2005) completa a exposição.
A busca por um estado de êxtase ou de transe tece um elo entre as séries apresentadas: seja provocada pelo som, pela música ou pela imersão dos corpos na água doce das cachoeiras cariocas, em comunhão com a natureza. Ou ainda no corpo a corpo dos casais em bailes funk ou ao aproximarsem um do outro, como a busca por afetos dos adolescentes niortenses na praça central da cidade.
Para o fotógrafo, a exposição lhe ofereceu “a oportunidade de ter um olhar introspectivo sobre as suas séries. Descobrir certas das suas obsessões visuais que sustentam o seu olhar através dos anos e de territórios diferentes”.

Detalhes

Início:
14 abril
Final:
6 agosto
Website:
cultural@rioaliancafrancesa.com.br

Organizador

Aliança Francesa Rio de Janeiro
E-mail:
cultural@rioaliancafrancesa.com.br
Ver site do Organizador

Local

Aliança Francesa de Botafogo
Rua Muniz Barreto, 730
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22251090 Brasil
+ Google Map

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar